


Resultados
O extrato de couve-roxa foi testado em soluções padrão de 1 à 14.
Nota: Foram selecionados apenas os tubos de ensaio com valores de pH que apresentavam diferenciação de cor, os que permaneciam com a mesma coloração foram retirados.
Escala de pH com extrato de couve-roxa
Também foi analisada a eficácia do extrato com soluções utilizadas no dia a dia.
-
Vinagre pH 2,81
-
Sabonete líquido pH 3,77
-
Iogurte pH 4,38
-
Acetona pH 6,10
-
Água da torneira pH 6,66
-
Leite pH 6,78
-
Água com sal pH 7,59
-
Creme dental pH 9,90
-
Limpa – vidros pH 11,59
-
Lixívia pH 12,48
-
Limpa – fornos pH 12,96
Produtos do dia a dia com extrato de couve-roxa
Curva de Titulação
Foi realizada uma titulação, para verificar o comportamento dos indicadores naturais, partindo da titulação de uma solução de HCl 0,1 mol/L com NaOH 0,1 mol/L .
A variação da coloração, antes e depois do ponto final, está representada na tabela baixo, assim como a curva de titulação obtida.
Curva de titulação de neutralização com o indicador couve roxa
O ponto em vermelho no gráfico representado acima faz referência à mudança de coloração do indicador no ponto de equivalência e o pH.
Com base nos resultados para o intervalo (pH 5,72 - 7,05) para a couve roxa, é possível substituir alguns indicadores atualmente utilizados como: púrpura de bromocresol (pH 5,2 – 6,8) e vermelho de clorofenol (pH 5,0 – 6,6).
Assim, o extrato de couve roxa pode ser utilizado como indicador nas titulações de neutralização, uma alternativa de indicador natural, de baixo custo, e sem a necessidade de técnicas muito complexas, sendo de fácil obtenção.




