


Metas Curriculares Portuguesas
De acordo com as metas curriculares do 3º ciclo do Ensino Básico, o assunto sobre reações ácido-base é tratado em Portugal no 8º ano do ensino básico.
Para os alunos deste ciclo de ensino básico, são dados exemplos de soluções aquosas ácidas, básicas e neutras presentes no laboratório da escola ou em casa.
Com a utilização de indicadores ácido-base e com base no comportamento destes, é proposto que os alunos classifiquem soluções aquosas em ácidas, básicas ou neutras.
É proposto também que os alunos diferenciem soluções ácidas, básicas e neutras com a utilização da escala de Sorensen.
Também está incluído neste programa que os alunos determinem o caráter ácido, básico ou neutro de soluções aquosas, e a realização da medição com indicador de pH universal e medidor de pH.
Os alunos também devem ordenar as soluções em ordem crescente ou decrescente de acidez ou basicidade, dado o valor do pH de cada solução.
É imposto aos alunos que consigam prever se com a adição de um ácido ou uma base a uma determinada solução, o valor de pH tende a aumentar ou diminuir.
Metas Curriculares Brasileiras
No Brasil, o tema ácido-base é introduzido somente no 2º bimestre do 1º ano do Ensino Médio, depois é retomado no 4º bimestre do 2º ano e no 2º bimestre do 3º ano, segundo a “proposta curricular do estado de São Paulo”.
No 1º ano do Ensino Médio, este tema é abordado dentro de “Combustíveis: transformação, massas envolvidas e produção de energia”, em que se aborda a formação de ácidos e outras implicações ambientais e sociais da produção e do uso destes combustíveis.
No 2º ano ácido-base é retomado dentro do conceito de “Metais e sua utiização em pilhas e na galvanização”, em que trabalha-se a reatividade dos metais em reações com ácidos e íões metálicos.
No 3º ano o tema é retomado em “Hidrosfera como fonte de materias” em que estuda-se acidez e basicidade das águas e efeitos no meio natural e no sistema produtivo, neste período de escolaridade também são tratadas as transformações ácido-base e sua utilidade no controle de pH em soluções aquosas.
Comparando os dois sistemas
É evidente, na descrição acima de excertos dos conteúdos programáticos, o desfasamento relativamente ao ano de escolaridade em que são tratados os assuntos em análise.
Neste sentido, um aluno que transite do sistema educativo brasileiro para o português sente grande dificuldade em conseguir acompanhar as matérias e necessita de se adaptar, contornando as dificuldades relativamente aos conteúdos não lecionados no Brasil. Este facto obriga a um esforço individual suplementar que muitas vezes desmotiva e afeta a auto-estima.
