top of page

Betalaínas

 

As betalaínas são compostos N-heterocíclicos solúveis em água, existentes sob a forma de sais nos vacúolos das plantas. Todos os tipos de betalaínas provêm do ácido betalâmico, que é uma espécie de corante natural.

 

Quimicamente, as betalaínas possuem uma estrutura geral como mostra a figura a seguir, resultando da condensação de uma amina primária ou secundária com o ácido betalâmico, sendo os radicais (R1 e R2, como mostra a figura), que determinam a tonalidade e estabilidade do pigmento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórmula estrutural do Ácido Betalâmico e da Betalaína [1]

 

 

As betalaínas são divididas em dois grupos estruturais: as betacianinas (que possuem uma tonalidade que vai de vermelho a vermelho violeta) e as betaxantinas (com tonalidade amarela). Estes dois grupos são constituídos por moléculas opticamente ativas com dois centros quirais em C-2 e C-15.

A diferença na estrutura entre as betacianinas e as betaxantinas está em que as primeiras possuem um grupo glicosídio e a segunda um grupo indol.

Atualmente foram identificados na natureza 50 tipos de betacianinas e 20 grupos de betaxantinas.

 

Referências

[1]  Marañón-Ruiz, V. F. & Rizo de la Torre, L. del C. (2011). Caracterización de las propriedades ópticas de Betacianinas y Betaxantinas por espectroscopia Uv- Vis y barrido en Z. Superficies y Vacio, 24 (4), 113-120. Acedido Maio 13, 2014 disponível em http://www.scielo.org.mx/pdf/sv/v24n4/v24n4a2.pdf

 

 

bottom of page