


Aplicação Educacional Amora
Atividade Proposta
Esta atividade pode ser utilizada como um forte complemento para a aula teórica, para auxiliar na compreensão da classificação das substâncias em ácidas, neutras e básicas, observando o comportamento de um indicador colorimétrico. Além disso mostra aos alunos a relação do conteúdo com meio em que vivem, já que associa substâncias ácidas, neutras e básicas às substâncias do dia a dia. É também uma atividade de baixo custo e de baixo risco. Para a realização desta atividade se propõe o uso de dois indicadores, no caso, a amora e a couve-roxa, para que, seja possível discutir a importância dos indicadores e suas diferenças.
Procedimento
Extração da Amora
O extrato da amora pode ser obtido por maceração do fruto, seguido da imersão do fruto em etanol na proporção 1:3 (m/V) e repouso por 24 horas em temperatura ambiente. Caso não haja etanol para uso, o extrato de amora pode ser obtido pelo aquecimento
do fruto em água. Antes de utilizar o extrato é preciso coar a solução.
Extração da Couve-Roxa
Para se obter o extrato da couve-roxa é preciso cortá-la em pequenos pedaços e aquecê-la em água, até que a água fique bem pigmentada. Então côa-se a solução para se poder utilizá-la. O extrato da couve-roxa deve ser guardado a baixas temperaturas para não se decompor com o tempo.
Soluções caseiras utilizadas
Na tabela abaixo temos algumas soluções caseiras que podem ser utilizadas para esta atividade e o pH aproximado de cada uma delas.
Soluções caseiras e seus respetivos pH
Com estas soluções já obtemos uma escala de pH com substâncias ácidas a substâncias quase neutras (água), a substâncias fortemente alcalinas. As soluções caseiras propostas acima foram selecionadas a partir dos resultados de uma experiência-teste para a elaboração desta aula.
Experiência-teste
Nesta experiência foram utilizadas como substâncias caseiras: vinagre: sabão líquido diluído em água, iogurte, acetona, água, leite, água com sal, creme dental diluído em água, limpa-vidros, lixívia e limpa-fornos. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a atividade proposta terá uma melhor aplicação utilizando-se apenas as substâncias indicadas acima. Note-se que como mostram as figuras abaixo, as substâncias com coloração, como o iogurte e o leite, dificultaram a visualização da variação de cor dos indicadores. Por esta razão é indicado que se utilize para esta atividade substâncias translúcidas, como as indicadas a cima. Note-se também que a acetona e a lixívia, apesar de serem substâncias translúcidas não permitiram uma boa visualização da variação de cor dos indicadores. Tal facto pode ser devido a alguma reação que tenha ocorrido, interferindo com a ação do indicador.
Amora
Da esquerda para à direita: vinagre, água com sabão, iogurte, acetona, água, leite, água
com sal, água com creme dental, limpa-vidros, lixívia e limpa-fornos.
Couve-Roxa
Da esquerda para à direita: vinagre, água com sabão, iogurte, acetona, água, leite, água
com sal, água com creme dental, limpa-vidros, lixívia e limpa-fornos.
No decorrer da atividade pode-se utilizar a seguinte ficha de apoio para que os alunos possam refletir sobre os aspetos que se pretendem com esta aula.
Ficha de apoio
Anote na tabela abaixo o que se observou.
Amora
Observação da coloração das soluções com a utilização da amora como indicador
Couve-roxa
Observação da coloração das soluções com a utilização da couve-roxa como indicador
As tabelas são úteis para os alunos anotarem o que observaram e posteriormente terem onde consultar.
Questões:
-
A que se deve o facto de as soluções apresentarem diferentes colorações?
-
O que produz a variação de cores nas soluções?
-
Porque se notam diferentes colorações nas mesmas soluções?
Aspetos que se espera que os alunos refiram
-
Na primeira questão espera-se que os alunos mencionem o pH.
-
Na segunda é esperado que refiram que é devido ao uso de indicadores que apresentam coloração variada de acordo com o pH do meio em que se encontram e que portanto é possível classificar as substâncias em ácidas, neutras e básicas de acordo com o comportamento do mesmo.
-
Na terceira espera-se que mencionem o facto da utilização de indicadores diferentes, que possuem composições diferentes, e portanto apresentam diferentes colorações de acordo com o pH do meio.





