top of page

Resultados

 

Parte II

 

Na imagem abaixo temos a representação da variação de cores do extrato de amora em soluções de diferentes concentrações e pH. Colocou-se em cada tubo de ensaio 5 gotas do indicador com uma solução de pH diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                   Soluções com diferentes pH. A escala de pH diminui da esquerda para a direita.

 

 

Os resultados obtidos comprovaram que o extrato de amora aprensenta colorações variadas de acordo com o pH do meio onde se encontra, permitindo uma identificação aproximada de pH.

Observa-se que a faixa de cores varia de vermelho em pH ácido até tons escuros em pH 6 a 12 e coloração amarela em pH altamente alcalino.

 

 

Parte III

 

A curva de titulação obtida na titulação do HCl com o NaOH e a variação de cor do extrato de amora em função do pH se encontram representado na figura abaixo. Para titulação adicionou-se 1mL do indicador no titulado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representação gráfica da curva de titulação de HCl com o uso do indicador natural de extrato de amora.

 

Com os resultados obtidos é possível concluir que o extrato de amora é um indicador adequado para identificação do volume final de uma titulação de um ácido forte com uma base forte, observa-se que as zonas de viragem do indicador encontra-se dentro da zona de variação brusca de pH.

No início da titulação em pH fortemente ácido a solução com extrato de amora como indicador aprensenta coloração vermelha, tendo ainda mais duas variações no decorrer da titulação, uma em pH 6,56, passando de vermelho para incolor e outra em pH 8,73, passando de incolor para amarelo.

 

Parte IV

 

A coloração obtida para cada solução caseira com a adição da amora como indicador natural está representado na figura abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coloração obtida com a utilização do amora como indicador natural em diferentes soluções caseiras. Da esquerda para à direita: vinagre, água com sabão, iogurte, acetona, água,  leite, água com sal, água com creme dental,  limpa vidro, lixívia e  limpa forno.

 

 

Ao comparar a escala de cores obtidas em relação ao pH de cada solução caseira, com a escala de cores obtidas em relação ao pH das soluções de NaOH e HCl e da solução tampão de mono e diidrogenofosfato, verificamos algumas diferenças. 

Note que o iogurte apesar de ter pH igual a 4,38 não apresentou coloração vermelha. A lixívia apesar de ter um pH igual a 12,48, altamente alcalino, também não apresentou coloração. Tais diferenças podem ter sido ocasionadas devido a alguma reação do meio que alterou a ação do indicador fazendo com que a solução não apresente a cor esperada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

bottom of page